Contexto

Furnas Centrais Elétricas S.A é uma empresa subsidiária da Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), dedicada à geração e transmissão de energia elétrica. O sistema de Furnas conta hoje com 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, três parques eólicos, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 62 subestações. Todo esse sistema abastece hoje mais de 40% da energia consumida no Brasil, que por sua vez, utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia através das hidrelétricas.

Para monitorar determinados processos operacionais e estratégicos, Furnas contratou a HEX para desenvolver serviços especializados que fossem capazes de suportar determinados requisitos, através de uma metodologia pioneira.

Ação

Foi criado um sistema para o setor elétrico focado no desenvolvimento de soluções capazes de automatizar o Processamento Digital de Imagens (PDI), responsável pelo suporte aos projetos de Furnas.

Em virtude dessa metodologia, foram monitorados, quinzenalmente, 100.000 km2 da área de interesse de Furnas no estado do Rio de Janeiro (RJ), composta por doze reservatórios e Linhas de Transmissão. Para que estes números fossem possíveis, a HEX buscou a solução ideal por meio da detecção de alvos; do processamento das imagens e da publicação de dados utilizando ferramentas específicas – tudo isso utilizando tecnologias exclusivas da empresa.

Resultado

Os resultados validados do monitoramento foram publicados em tempo real, auxiliando tomadas de decisões de forma eficiente e segura.

Os grandes diferenciais do projeto podem ser categorizados da seguinte maneira:

  • Alta capacidade de renderização das imagens e vetores;
  • Flexibilidade para customização, atendendo as necessidades do cliente;
  • Portabilidade das informações através de dispositivos móveis como smartphones e tablets;
  • Uma plataforma totalmente desenvolvida com softwares livres, diminuindo drasticamente o custo operacional do projeto.

Saiba mais sobre a HEX com nossos consultores. Entre em contato agora mesmo.