Mosaico de imagens Landsat-8 de 2018
Mosaico de imagens Landsat-8 de 2018
No Brasil, um país com território de dimensões continentais, o Sensoriamento Remoto apresenta-se como um meio ágil e eficaz para o monitoramento de grandes áreas e das ações governamentais distribuídas por todo o território nacional. Além disso, os aspectos econômicos e logísticos relacionados às ações de acompanhamento da Administração Pública apresentam resultados muito melhores quando são realizados utilizando o Sensoriamento Remoto, tendo em vista a possibilidade de realizar o acompanhamento de obras, rodovias e territórios diariamente.
A HEX possui uma vasta experiência neste segmento, já que realizou o monitoramento sistemático e contínuo de mais de 180 milhões de km² do território brasileiro, utilizando imagens de sensores orbitais ópticos e de radar embarcados em satélites, com o objetivo de alcançar estimativas ainda maiores – o que só é possível graças às tecnologias que são desenvolvidas por nossa equipe ao longo dos anos e, claro, às crescentes pesquisas no Brasil e no exterior.
De forma mais detalhada, pode-se dizer que o trabalho da HEX neste pilar traduz-se em:
Contando com um inovador Processador Digital de Imagens de Larga Escala, o Skynet é capaz de processar imagens orbitais e identificar alvos e mudanças ocorridas na superfície terrestre de maneira automatizada. Para isso, se utiliza de imagens ópticas ou de radar, obtidas a partir dos principais operadores de satélite do mundo, tais como: MDA, Airbus, ESA e NASA. As informações geradas e, devidamente, consistidas são disponibilizadas por meio de relatórios, painéis de interface gráfica e em aplicações próprias, objetivando o auxílio a tomada de decisões de maneira eficiente.